Trump anuncia tarifas extras de 25% sobre a Índia por comércio com a Rússia
Medida aumenta tensão diplomática e econômica entre EUA e Índia em meio à reaproximação entre Nova Délhi e Moscou
O presidente Donald Trump, em um comunicado durante sua campanha para voltar à Casa Branca, ͏ disse que planeja colocar uma taxa extra de 25% em produtos trazidos da Índia. A razão, segundo Trump, seria o aumento das trocas comerciais entre Índia e Rússia͏, o ͏que, segundo ele, põe em perigo os interesses estratégicos dos Estados Unidos.
A suposta medida, se feita, poderá afetar ligações entre Washington e ͏Nova Délhi, tradicionalmente vistos ͏ como amigos em várias metas econômicas e políticas. Trump acredita que a Índia está ganhando com negociações de comércio com os EUA.
A reação ͏ rápida do governo indiano foi de cuidado, mas fontes da diplomacia mostram que a escolha foi vista com preocupação. A Índia tem se posicionado equilibradamente diante do conflito Rússia-Ucrânia, evitando sanções a Moscou e mantendo suas parcerias estratégicas, inclusive a compra de petróleo com desconto.
Especialistas apontam que a imposição dessas tarifas poderá gerar repercussões negativas no comércio bilateral, afetando setores como tecnologia, farmacêuticos, têxteis e produtos agrícolas. Também pode forçar a Índia a acelerar acordos comerciais com outras potências, como China e países do Sudeste Asiático.
A possível escalada tarifária reforça a tendência de protecionismo crescente nas propostas de Trump e levanta preocupações sobre o impacto global de um eventual novo mandato republicano nos Estados Unidos.